Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Passeio à Veiga



No dia vinte e sete de maio de 2014, os alunos do quarto ano, turma G, da E.B.I de Ferreira de Aves, foram passear pela Veiga, a pé.
Saíram da escola, eram nove e meia da manhã.
O primeiro ponto a visitar foi a capela do Divino Espírito Santo, situada na entrada da aldeia. Fica sobre uma nascente onde escreveram uma bonita quadra:

tu que vens aqui à fonte
algumas vezes ao dia,
olha para cima e pede
 a proteção a Maria.




A seguir, foram visitar a antiga escola da Veiga, que foi mandada construir por Romeu de Sousa Monteiro, bisavô do nosso colega Romeu do 7º ano. Ali estudavam os meninos de Lamas que viviam do lado de lá do rio e os da Veiga. O último professor a lecionar foi Albano Aguiar. Essa escola é agora uma associação.
Passaram também pelo sítio onde foi fundada a Veiga Lacticínios de Ferreira de Aves, atual Lactovouga. Esta fábrica ficava situada na quinta dos Sousa Monteiro. Esta quinta tem umas casas antigas e tradicionais muito bonitas. Uma delas tem um pombal e um catavento no telhado. A pocilga está em ruinas.
Seguiu-se a visita a uma grande pecuária, com noventa vacas. Também tinha ovelhas, cabras, cães, porcos… Os donos dessa quinta têm três tratores: John Deere, Same e Ford. O Diogo comentou que a pecuária mais parecia um jardim zoológico. Na Veiga há mais vacas do que pessoas!
Ficaram a conhecer a Dona Alcina que é mãe dos donos da pecuária. Ela foi muito simpática e ofereceu bonitas penas de pavão aos alunos.
Ao fim da visita à vacaria foram ver uma ribeira que há na Veiga. Viram um moinho de água abandonado.
Seguiram para o povo. Beberam água fresquinha no chafariz que fica ao pé do tanque comunitário, viram a casa da professora Ilda Figueiredo que devia ser muito querida e o forno comunitário que ainda é usado, sobretudo na Páscoa. 
Quase a finalizar o passeio, visitaram a igreja do convento onde viram santos antigos, a roda dos bebés, o coro onde as freiras cantavam… É uma igreja muito antiga e rica em talha dourada e azulejos. Esta igreja foi assaltada e roubaram algumas imagens valiosas de santos e hóstias consagradas. A roda dos bebés servia para as mães que viviam na miséria porem os bebés para as freiras cuidarem muito bem deles.
Concluída a visita à igreja do convento, almoçaram no recinto da igreja. Foi um grande piquenique com sumos, hambúrgueres de Duas Igrejas, bolinhos de bacalhau de Águas Boas, cerejas do Castelo… tudo muito delicioso!
Finalizaram o passeio, de regresso a escola. Aproveitaram e comeram um gelado na Parreira.
Foi um passeio muito cansativo mas interessante e maravilhoso porque ficaram a conhecer melhor aldeia do mundo e as pessoas que lá vivem!      

José Ferreira

27/05/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário