Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

A Visita ao Castelo

No dia 30 de Maio de 2014, os alunos do 1º ciclo da E.B.I. de Ferreira de Aves, foram ao Castelo.
A maioria ia a pé e os restantes de bicicleta.
Os que foram de bicicleta pararam no campo onde encontraram a Vera.


Depois encontraram-se com os que iam a pé em frente ao Calvário. E comeram o lanche da manhã.
Entraram no Calvário um de cada vez atrás da Vera. Viram, na sacristia, três imagens interessantes e alguns alunos perguntaram à Vera que imagens eram aquelas. A Vera respondeu que eram Maria, João e Jesus. Depois passaram pelo altar e viram deitada uma imagem de Jesus.
De seguida foram para a igreja Matriz de Ferreira de Aves, mas pararam a meio para ver uma casa amarela que era um antigo quartel. Mas não puderam entrar porque a casa estava a cair aos poucos.
E foram para a igreja onde viram o púlpito, em que o padre mandou tirar as escadas. Em partes do teto estavam os santos mais populares de Ferreira de Aves. O padroeiro é o Santo André.
O povo tem cinco nichos, quatro espalhados pelo povo e o calvário faz o quinto. Cada um assinala o seu domingo da Quaresma.
O forno comunitário do Castelo situa-se na “Rua Ferreira Lapa”. Hoje em dia o forno não é muito utilizado.
No centro do povo existe um pelourinho e uma pedra com duas aves colocada num edifício que era o antigo tribunal e prisão. A freguesia de Ferreira de Aves chama-se assim porque tinha muitos grous.
Mais adiante havia uns penedos onde se conta uma lenda que diz: no tempo de Salazar andavam a roubar imagens e os habitantes do Castelo foram a uma aldeia próxima e roubaram uma imagem de Maria que foi escondida entre dois penedos. Diz-se que a imagem partiu um dedo para entrar no buraco.
Há outra lenda que diz que houve um castelo nos penedos, o qual foi destruído para acabar de construir a igreja Matriz de Ferreira de Aves.
Há uma fonte romana que foram visitar mas os acessos não eram muito bons. Por isso, tiveram que fazer grupos de dez.
O nicho da Nossa Senhora que se situa na Rua da Nossa Senhora de Fátima está no cimo de um monte porque diz-se que Nossa Senhora tem de olhar pelo povo. De seguida todos se despediram-se da Vera, bateram palmas dizendo adeus.
Eles todos gostaram de fazer aquela visita e queriam ficar lá mais tempo.



Beatriz Ferreira
Joana Sousa
Rafael Ferreira e
Rodrigo Frias

Sem comentários:

Enviar um comentário