Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Crónica de uma Visita ao Castelo




No dia 30 de maio de 2014, os alunos do 4º ano saíram da escola da E.B.I de Ferreira de Aves pelas 9:30, para dar um passeio de bicicleta ou a pé até ao Castelo, onde o objetivo era conhecer monumentos e celebrar o dia da criança.
A primeira paragem foi na capela do Calvário onde comeram o lanche da manhã e ficámos a conhecer mais histórias que a Vera contou sobre a capela. Não sabem que é a Vera? A Vera é a irmã das gémeas!
Ao fim de saírem da capela, foram visitar uma casa amarela que antigamente era um quartel de uma força militar, onde vimos o brasão de Ferreira de Aves.
Passado um pouco, chegaram à igreja Matriz de Ferreira de Aves, onde se efetuam as cerimónias religiosas mais importantes da paróquia como, por exemplo, batizados e comunhões.
A seguir, foram aos nichos da Via Sacra que são quatro, espalhados pelo povo mais o Calvário que são muito antigos. Antigamente os Nichos da Via Sacra serviam para pôr quadros na Semana Santa.
O forno comunitário é onde faziam e ainda fazem os bolos de azeite e broas e outros tipos de pão, na Páscoa.
Quando chegaram ao pelourinho, a Vera disse-nos que antigamente o pelourinho servia para prender as pessoas e davam-lhes chicotadas. Junto do pelourinho havia um tribunal e a cadeia que se encontram em ruínas. A pedra das Aves representava a freguesia.
Passado um pouco foram ver os Penedos do Castelo que, segundo uma lenda, foi destruído para fazerem uma igreja.
Ao fim de verem os Penedos do Castelo foram á Fonte da Ordem que é uma fonte romana, onde os acessos não são muito bons.
Seguidamente foram ao Nicho que está situado na rua de Nossa Senhora de Fátima e lá estava a nossa senhora dentro de um recanto de vidro. A paisagem era belíssima!

Por fim, já a caminho da escola, disseram que o passeio foi maravilhoso e foi pena ter acabado.

Ana Rita
Bea
Bernardo
Gabi
Tatiana

Sem comentários:

Enviar um comentário